Perfil para atendimento

Gente pode parecer até brincadeira, mas, coincidentemente, ou não, esta semana tivemos várias discussões sobre este assunto, ou seja, de que para ser atendente de qualquer modalidade funcional, é preciso ter o perfil para tal. Caso, contrário, vamos nos encontrar hoje como estamos, isto é, com um atendimento aquém do mínimo que poderia ser. Antes, porém, é preciso tecer alguns comentários paralelos, sobre as reações humanas, onde, certamente, residem todas as ações pertinentes ao comportamento. Portanto, é bem claro para todos nós que a gente pode viver a vida inteira com uma determinada pessoa e, de repente ter a grande surpresa de que não a conhece totalmente. Fizemos, propositalmente, este preâmbulo, considerando que servirá de base para o assunto que escolhemos hoje para comentar com vocês, que diz mais respeito ao atendimento como um todo. A nossa preocupação se justifica, uma vez que quando não somos bem atendidos nos sentimos humilhados e ficamos deveras chateados. Pois, quando nos dirigimos a algum lugar e, somos mal recebidos, obviamente, de imediato perdemos todo o prazer inicialmente existente antes de chegar. Sabemos de antemão que o atendimento é a porta de entrada em todos os locais, principalmente os públicos, que nos recepcionará e nos direcionará ao nosso objetivo de estar ali. Em vista disso, é muito importante que esse contato inicial seja feito por pessoas agradáveis, sorridentes, educadas e, competentes em suas funções. Harmoniosamente, existindo isso, é claro que o casamento fica perfeito, ou seja, sem possibilidade de haver algum acidente de percurso. Completando, podemos realçar que o atendimento segue a risca os dizeres de um ditado popular, onde afirma com muita propriedade que: “a primeira impressão é sempre a que fica”. Em assim sendo, fica evidente que o atendimento, bom ou ruim, nos condiciona sempre a ficar a mercê deste primeiro contato, pois, é ele na verdade que vai nos deixar satisfeitos ou insatisfeitos. Embora, possa parecer que estamos dizendo uma calamidade ou, que estamos sendo muito exigentes, mas, na maioria das vezes, ficamos aborrecidos com esse primeiro contato. Aliás, qualquer um pode arriscar um palpite, mas, é bem nítido que o motivo desta má querência, está ligado não em um, mas, sim em dois motivos principais, que são: primeiro, ou, o atendente não está preparado devidamente para a função, ou, segundo, o atendente não está nem aí com o atendido. Acredito que não deve haver quase ninguém que já não tenha tido um dissabor de enfrentar situação semelhante, a de se sentir que está sendo mal atendido. Nestas circunstâncias, em muitos dos lugares, onde há atendimentos iniciais, podemos sem fazer muito esforço notar que o atendente manda muito mais do que o próprio patrão e, quando isso ocorre, convenhamos, é lamentável. Na verdade, o que nos deixa bastante chateados é ver os descasos praticados, principalmente, na área da saúde, somadas a falta de informações para os doentes que predomina nestes ambientes. Embora, acreditemos que todas as pessoas que procuram socorro em áreas de saúde, o fazem por completa necessidade e, em sendo assim, careceriam de um pouco mais de atenção, pelo menos para amenizar os sofrimentos. Considerando este inconveniente, ou seja, a doença, se faz necessário então uma atenção maior, uma vez que um bom atendimento nestas circunstâncias dará ao atendido pelo menos um agradável sentimento de proteção e amparo. Isto porque ninguém merece ser maltratado, principalmente nas horas de aflição e necessidade. Sendo que o pior de tudo é que Deus, jamais ficará satisfeito com isso.